Como é se Colocar no Lugar do Outro?

Como é se Colocar no Lugar do Outro?

A empatia é uma habilidade que a gente adquire de se colocar no lugar da outra pessoa.

Ter empatia é diferente de ter simpatia. Ser empático é ter habilidade de não julgar, reconhecer o que o outro sente. Entender o ponto de vista do outro e falar para o outro que você o entende.

A convivência saudável, seja no trabalho, na família ou no convívio social depende muito a empatia que tempos com nosso próximo.

A empatia nos permite conhecer e compreender melhor o nosso próximo por meio da convivência. No trabalho, nos ajuda a ser mais produtivos e fazer com que o caminho para alcançar o objetivo seja feito de forma mais harmoniosa e fácil.

Muitas vezes no cruzamos com pessoas que por algum motivo, faz com que a vida harmoniosa seja dificultosa.

Existem empecilhos diversos para um bom convívio e não aceitar críticas é uma delas.

As críticas fazem parte do nosso dia a dia. Existem as críticas construtivas e as destrutivas.

 

livro-coaching-de-alto-impacto-dinheiro-8

livro-coaching-de-alto-impacto-10

Em nosso cotidiano, nos deparamos frequentemente com as duas situações, e é preciso estar preparado para lidar tanto com as críticas construtivas quanto com destrutivas.

Muitas vezes encontramos no ambiente profissional situação em que a crítica atrapalhe mais do que ajuda. Às vezes não pela forma que o gestor passa, mas pelo simples fato do funcionário não aceitar receber uma crítica.

Aqui se encaixa outra situação:

Adriana era uma boa funcionária, mas quando seu chefe a chama para avaliação e feedback, ela não aceitava muito bem, deixando assim, uma situação desconfortável para ela e seu chefe.

Após um processo de coaching, Adriana agora, analisando seu comportamento que causava desconforto entre ela e seu chefe, pode verificar que aceitando as críticas construtivas em suas avaliações, pode se tornar uma melhor funcionária e com maior produtividade.