Mudança de pensamentos e atitudes

Mudança de pensamentos e atitudes

Esta fase será onde os funcionários e gestores terão suas atitudes e pensamentos transformados. O gestor é a engrenagem maior e que necessita das menores para que funcione. Os funcionários são as engrenagens menores que precisam encaixar de forma perfeita na engrenagem maior para que possa ter a funcionalidade correta. Ou seja, uma necessita da outra para funcionar perfeitamente.
Sabendo disso, vamos analisar o que deve ser feito para haver mudanças de pensamentos e atitudes, seja do gestor ou de seus funcionários.

TRASFORMAR O NÃO EM PODEMOS AVALIAR O PONTO DE VISTA

Vamos iniciar essa fase integrando sensações emocionais. Sensações essas que poderemos levar ao ambiente de trabalho e fazer com que possamos trazer para nosso desempenho mais segurança, confiança e eficiência.

Mudança de pensamentos e atitudes

Quem nunca vivenciou alguma situação onde tivemos que ter alguma atitude extremamente necessária? Seja uma atitude de força, coragem, garra, etc?

Muitas situações que vivemos em nosso dia a dia, em nossa vida particular com amigos, família, seja em mercados, banco, escola dos filhos ou em casa, podem ser útil em uma situação em particular. Seja com atitudes aplicadas ou com palavras que foram ditas.

Quando usamos algo ou alguma coisa, seja um toque em alguma parte do corpo ou segurando algum objeto para que possamos trazer essa atitude importante que tivemos em algum momento de nossa vida ou essa palavra que usamos e que foi decisiva e fundamental para obter algo positivo, estamos realizando e utilizando uma ÂNCORA. Segure essa âncora o tempo que for necessário para que a mente possa reprogramar a ação e sensação.

livro-coaching-de-alto-impacto-5

Normalmente utilizamos o conceito de ancora para resgatar sentimentos positivos e que podem ajudar a prosseguir em momentos de dificuldades quando buscamos atingir um determinado objetivo.

Vamos para nossa tarefa do momento, resgatar uma atitude que foi tida ou uma palavra que foi de extrema importância em algum momento decisivo da sua vida.

Para iniciar, feche os olhos e pense em alguma situação na sua vida em que você teve que fazer algo muito importante e decisivo.

Agora ponha a mão em alguma parte do seu corpo ou segure algum objeto escolhido por você e que considere importante. Analise agora essa situação e traga novamente essa sua atitude ou palavra forte que usou. O que ela representou para você? Que diferença ela fez na sua vida? Veja você naquela situação novamente, a vivencie outra vez. Pronto. Abra os olhos e toque novamente a parte do corpo que você escolheu ou toque o objeto que estava segurando. Agora, essa parte do corpo ou objeto quando tocado por você será sua âncora. Trará aquele sentimento daquele momento vivenciado sempre que tocado.

Vejamos uma situação para entender melhor:

Elisa hoje é dona de uma escola de médio porte de ensino fundamental. Ela administra a escola com 80 funcionários e 300 alunos. É uma gestora boa e conhecida por todos por ser paciente, flexível e bondosa.

Todos os dias, Elisa passa por situações a serem resolvidas, seja com funcionários, alunos ou pais de alunos. Mas aconteceu uma situação em que Elisa terá que ter uma atitude DECISIVA e FIRME.

Neste momento Elisa recorreu a uma âncora para que conseguisse obter a atitude necessária.

Então Elisa foi até sua sala, fechou os olhos e lembrou de uma situação em sua vida, de anos atrás em que teve que ser decidida e firme. E essa situação veio em sua memória, foi quando resolveu ir embora de sua pequena cidade, deixando para trás seus pais e irmãos.

Neste momento, Elisa segurou a ponta de sua orelha e fez dessa parte do corpo sua âncora. Relembrou daquele momento, de como contou aos seus pais de sua decisão. De como não cedeu aos apelos deles para que não fosse embora. Foi um momento de firmeza que ela estava trazendo de volta e usando a ponta da orelha como âncora. Elisa foi sentindo novamente toda aquela emoção de tempos atrás. As expressões de seus familiares, a firmeza da sua própria voz quando disse que iria embora e fazer seu futuro e o olhar de segurança dela para seus pais.

Tudo veio a tona novamente, mas principalmente a sua firmeza e a sua forma decidida.

Agora toda vez que Elisa precisar ser firme e decidida, basta ela tocar a ponta da orelha que aquele momento virá à tona e trará todo aquele sentimento sentido por ela. Elisa tem uma âncora para ajudá-la e fortalecê-la.