Como Melhorar o Trabalho em Equipe

Como Melhorar o Trabalho em Equipe

Sabemos que trabalhar em equipe é ter pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo e alcançar o tão almejado sucesso. Aí nos perguntamos. Por que isso às vezes é tão difícil?

São personalidades diferentes que convivem em um mesmo ambiente, havendo atrito em ideias e atitudes. Como explicar então que entre algumas pessoas existam tantos conflitos enquanto entre outros existe total afinidade? Aí que entra o RAPPORT.

RAPPORT, segundo Anthony Robbins, é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.

Por muitas vezes o Rapport acontece de forma natural, havendo uma ligação de respeito e confiança mútua sem ter que fazer um esforço consciente. Simplesmente acontece.

Mas no COACHING, Rapport é uma técnica utilizada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa e é uma das técnicas mais importantes no processo de comunicação.

A ideia não é imitar a outra pessoa e sim aprender sobre ela. Quando estamos conversando com uma pessoa que tem o tom de voz alto ou que é agitada, acabamos entrando no mesmo ritmo que esta pessoa. Agora se a pessoa com que estamos dialogando estiver usando um timbre de voz baixo e falando calmamente, veremos que no final das contas, estaremos usando o mesmo ritmo e timbre dela.

Como Melhorar o Trabalho em Equipe

Vejamos essa situação:

João e Ricardo são sócios de uma empresa de logística e depois da contratação de um novo gerente, sentiram que uma de suas equipes está mais resistente e não desenvolvendo o trabalho como antes. Os integrantes desta equipe é composta de pessoas alegres, agitadas que conversam entre si de maneira informal, mas é uma equipe muito funcional que consegue desempenhar seus trabalhos com êxito.

Onde entrará o Rapport nesta situação? Qual será a atitude que os sócios terão que ter diante desta situação? O que será que o novo gerente está ou não fazendo que acabou desencadeando resultados não produtivos nesta equipe?

O primeiro passo será observar o momento de interação e diálogo entre o novo gerente e a equipe. Realizando essa observação, chamar o gerente para conversar será o próximo passo.

João e Ricardo serão os mediadores para que o novo gerente possa conseguir uma melhor comunicação com a equipe. Ele terá que fazer uso do ESPELHAMENTO.

Para entrar em Rapport com outra pessoa, o primeiro passo é ser receptivo ao que é dito. É se colocar ao máximo no lugar da dela. Não julgando, não condenando e não criticando. É tentar a sintonia usando o mesmo timbre de voz, uma postura semelhante, as expressões faciais, enfim, utilizar os sinais por ela demonstrados. Isso é o ESPELHAMENTO.

Agora o novo gerente poderá utilizar dessa técnica para poder criar confiança e segurança entre ele e a equipe. Haverá um relaxamento natural entre eles e os Sócios, João e Ricardo poderão ficar tranqüilos, pois o desempenho da equipe será retomado.