Poder da Comunicação

Poder da Comunicação

O poder da comunicação está nas palavras. Se as usarmos de forma erronia, poderemos não conseguir alcançar o que queremos. Devemos ser motivadores e utilizar as palavras ao nosso favor. A palavra NÂO nos traz a sensação de uma coisa errada, proibida. Vamos a substituir pela palavra SIM ou fazer uso de alguns auxiliares como MAS e AINDA.

Vejamos algumas situações:

Leila é uma funcionária que o chefe terá que chamar para apontar algumas falhas. Esse chefe realiza o coaching em sua empresa e sabe como utilizar essas palavras e fazer uso desse poder de comunicação.

Ao invés dele dizer a Leila: “Você é uma boa funcionária que não quero perder, mas suas atividades estão sem serem concluídas de forma correta”

Ele dirá: “Você não está concluindo suas atividades de forma correta, mas é uma boa funcionária que não quero perder”

Ao invés dele dizer: “Você ainda não foi demitida”

Ele dirá: “Você ainda não foi promovida”

Ao invés de Leila escutar: “Às vezes você não sabe se comunicar”

Ela escutará: “Você se comunica bem, mas pode melhorar”

O gestor que utiliza palavras motivadoras e que tenham um efeito de positividade traz para si funcionários melhores e mais dedicados.

Poder da Comunicação

Neste caso da Leila, que está com baixa produtividade, o gestor poderá fazer uso das perguntas poderosas.

São perguntas que serão feitas com o propósito de levar a pessoa questionada a refletir, analisar e concluir as situações apresentadas.

Vamos utilizar o exemplo das perguntas poderosas no caso da Leila:

O gestor poderá perguntar a Leila:

”O que podemos fazer para resolver este problema?”

“Como você vê esse problema atingindo as outras pessoas deste departamento?”

“O que você poderá fazer para executar seu trabalho de forma positiva?”

“O que é necessário ser feito para haver uma melhor comunicação entre todos?”

Observando as perguntas acima que o gestor fez a Leila, podemos ver a utilização do “como” e “o que”. É o que aplica introspecção.

São as perguntas poderosas que irão inspirar e eliminar quaisquer que sejam as resistências apresentadas por Leila.

As perguntas poderosas levam a pessoa a ação apresentada e que deve ser modificada. Orienta para o objetivo requerido, leva o indivíduo a enxergar no futuro alguma situação, cria situações sólidas, tem total foco na solução do problema apresentado e não somente no problema, e tudo isso sem buscar explicação no passado.

As perguntas poderosas são capazes de gerar resultados positivos e eficazes. São perguntas que levam a pessoa a realizar uma conexão com seus pensamentos e emoções, chegando assim a ideias e soluções que gerará mudanças em sua realidade.